Estudantes: confecção e validação dos cartões de acesso

09/02/2018 15:03

A partir do semestre 2018/1, o campus Blumenau contará com um importante equipamento de permanência estudantil: o Restaurante Universitário (RU), que funcionará na rua João Pessoa, nº 2470 (antigo Jacaré Grill). Para que todos tenham acesso ao RU é necessário que estudantes, calouros e veteranos, e servidores validem seus cartões de acesso. Para isso, seguem algumas orientações importantes:

Sou calouro!

Se você acaba de ingressar na UFSC, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, mesma data da etapa presencial de matrículas, nossa equipe estará à disposição no auditório para confeccionar e validar seu cartão, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Sou veterano, mas ainda não tenho o cartão

Se essa é a primeira vez que você solicita o cartão, leve seu atestado de matrícula e RG até a sala de apoio no auditório para confecção e validação do seu cartão. A emissão da primeira via é gratuita. Atendimento nas seguintes datas e horários:

De 19 e 22 de fevereiro

Das 08h às 12h e das 14h às 18h

De 26 de fevereiro a 02 de março

Das 08h às 12h e das 14h às 20h

Sou veterano e tenho cartão

Ótimo! Basta validar seu cartão de acesso na sala de apoio do auditório com os servidores Marcel ou Eduardo, no seguinte período:

De 19 e 22 de fevereiro

Das 08h às 12h e das 14h às 18h

De 26 de fevereiro a 02 de março

Das 08h às 12h e das 14h às 20h

Sou veterano (a), mas perdi meu cartão

Se você fez seu cartão, mas perdeu, é possível solicitar a segunda via. Para isso você deve retirar a GRU na sala de apoio do auditório (com os servidores Marcel ou Eduardo) e realizar o pagamento da nova via no banco. Para emissão de nova via do cartão o usuário (estudante/servidor) deve efetuar um pagamento de:

• R$ 9,00, para emissão de segunda via;
  • R$ 12,00 para emissão de terceira via;
  • R$ 15,00 para emissão de quarta via, e assim sucessivamente.

Após essa etapa, apresente o comprovante aos nossos técnicos para liberação do acesso.

O cartão de acesso tem garantia de 04 (quatro) anos e, após esse período, o usuário é isento de pagar a taxa de 2ª via em caso de necessidade de troca, desde que decorrente do desgaste natural do material do cartão e não em razão do mau uso deste.

Como eu compro os passes?

Antes de tudo você deve ter uma identificação digital da UFSC – o IDUFSC (clique aqui e saiba como criar o seu!). Depois, acesse passeru.ufsc.br e gere seu boleto de pagamento.

Logo após a compensação, os passes serão creditados diretamente no seu cartão do RU. Pronto, você já pode utilizar! Para novas recargas, utilize o mesmo procedimento no site passeru.ufsc.br.

ATENÇÃO!

A UFSC não realizará a impressão das guias de recolhimento da União (GRU) para compra de passes, apenas para a confecção da segunda via do cartão. Devido ao prazo de compensação bancária o estudante terá à disposição um crédito de 20 refeições (10 almoços e 10 jantares).

Isentos

Os estudantes que comprovaram renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo e meio por pessoa da família terão acesso gratuito ao serviço de alimentação.

Essa comprovação pode acontecer de duas formas:

1º) Na etapa de matrícula, aos estudantes que ingressaram na UFSC pelo sistema de cotas de renda inferior a 1 salário mínimo e meio;

2º) Pelo cadastro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), mediante a apresentação de documentos comprobatórios apresentados no Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) no transcorrer dos semestres letivos.

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) disponibilizará à Administração Central do RU, periodicamente, a listagem dos estudantes isentos para que esses possam acessar o RU sem efetuar o pagamento da GRU. Esse procedimento, contudo, não desobriga esses estudantes de possuir o cartão de identificação, pois é por meio dele que terão acesso ao RU.

Ok, entendi! E quanto vai custar a refeição no RU?

Para os estudantes da UFSC regularmente matriculados, as refeições terão um custo unitário de R$ 1,50 e para os servidores o custo será de R$ 2,90. O acesso ao RU se dará por meio do cartão de identificação da UFSC.

Em breve, site completo do RU UFSC Blumenau, com cardápios, horário de atendimento e outras informações!

Dúvidas e/ou reclamações, envie e-mail para ru.blumenau@contato.ufsc.br